A Portaria 50 do MME – Ministério de Minas e Energia visa ampliar a liberdade de escolha dos consumidores de energia elétrica, permitindo que eles possam optar pelo Mercado Livre de Energia. Esse mercado oferece mais flexibilidade, competitividade e transparência na contratação de energia. Para participar do Mercado Livre, os consumidores devem seguir as etapas e os critérios definidos pela portaria, que variam de acordo com o porte e a classe de consumo.
No site do Ministério de Minas e Energia, é possível encontrarmos mais informações sobre a Portaria 50, bem como os documentos e as orientações necessários para aderir ao Mercado Livre. Recomenda-se que os consumidores interessados consultem esses materiais antes de iniciar o processo de migração, onde a EUBRAS cuida de todo o processo de implementação e orientação para você.
Antes da Portaria 50, somente os consumidores com demanda contratada igual ou superior a 500 kW podiam migrar para o Mercado Livre. Com a abertura gradual do mercado, essa restrição será eliminada e todos os consumidores do Grupo A poderão escolher seu fornecedor de energia a partir de 2024. Os consumidores do Grupo A são aqueles que recebem energia em tensão igual ou superior a 2,3 kV.
Para os consumidores com carga individual menor que 500 kW, a migração para o Mercado Livre será feita por meio de um agente varejista, que será o responsável por representá-los na CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que é o órgão que regula e fiscaliza as operações do Mercado Livre.
A expectativa é que a abertura do mercado livre cerca de cinco anos para ser concluída, e que no futuro todos os consumidores livres sejam representados por agentes varejistas. Porém, no momento, não há uma mudança na política dos agentes já existentes na CCEE, então essa regra deve valer apenas para os novos consumidores.
O tempo médio para concretizar a migração para o Mercado Livre de Energia é de três meses, contando desde a solicitação até a efetivação da mudança. Nesse período, os consumidores devem cumprir as exigências legais e contratuais, além de negociar as melhores condições com os fornecedores de energia.
Através da EUBRAS, você se cadastra enviando a sua conta de energia, onde nossa equipe avalia gratuitamente se você pode ser beneficiado com descontos que variam de 20 à 40%, onde promovemos também todos os processos de instalação e fornecimento sem custos para nossos clientes. Consulte-nos ou Cadastre-se e receba a sua avaliação de imediato!